09º GRAU DA SCOOIB

 

INSTRUÇÃO

Cada Grau traz lições valiosas e específicas. Tire um tempo para ler, refletir e meditar nelas. Se puder, compartilhe o que você entendeu com os demais membros no nosso Grupo.

AQUISIÇÃO DO DIPLOMA

Estando quite com a sua mensalidade, entre em contato conosco através do Whatsapp (21) 97437-7896 e adquira o Diploma para angariarmos fundos para a caridade.

ESTUDO

1. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. Muito mais seguro é obedecer que mandar. Muitos obedecem mais por necessidade que por amor: por isso sofrem e facilmente murmuram. Esses não alcançarão a liberdade de espírito, enquanto não se sujeitarem de todo o coração, por amor de Deus. Anda por onde quiseres: não acharás descanso senão na humilde sujeição e obediência ao superior. A imaginação dos lugares e mudanças a muitos tem iludido.

2. Verdade é que cada um gosta de seguir seu próprio parecer e mais se inclina àqueles que participam da sua opinião. Entretanto, se Deus está conosco, cumpre-nos, às vezes, renunciar ao nosso parecer por amor da paz. Quem é tão sábio que possa saber tudo completamente? Não confies, pois, demasiadamente em teu próprio juízo; mas atende também, de boa mente, ao dos demais. Se o teu parecer for bom e o deixares, por amor de Deus, para seguires o de outrem, muito lucrarás com isso.

3. Com efeito, muitas vezes ouvi falar que é mais seguro ouvir e tomar conselho que dá-lo. É bem possível que seja acertado o parecer de cada um: mas não querer ceder aos outros, quando a razão ou as circunstâncias o pedem, é sinal de soberba e obstinação.

REFLEXÕES

O verdadeiro obediente gozará em sua alma de uma tranquilidade contínua e da santíssima paz de Nosso Senhor, que ultrapassa todo sentimento... O verdadeiro obediente viverá doce e pacificamente, como uma criança nos braços de sua querida mãe, que não precisa preocupar-se com o que poderá acontecer-lhe... Posso assegurar-lhe da parte de Deus a Vida Eterna (XIe Entretien, III, 415). Para aprender facilmente a obedecer a teus superiores, trata de condescender espontaneamente com a vontade de teus semelhantes, cedendo a suas opiniões no que não é mau, sem ser contencioso nem áspero; acomoda-te de boa vontade aos desejos de teus inferiores, na medida em que a razão o permitir, sem exercer nenhuma autoridade imperiosa sobre eles, enquanto são bons (Introduction à la vie dévote, parte III, cap. XI, I, 134).

ORAÇÃO

Ofereço-vos, Senhor, a obediência e humilde sujeição de vosso Filho à sua Santíssima Mãe e a São José, seu pai adotivo; e as fadigas corporais que suportou trabalhando com São José pelo ganha-pão. Agradeço-vos por tudo isto, amo-vos e vos bendigo infinitamente, pedindo-vos, pelos méritos deste mistério, perdão por todas as minhas desobediências para com meus pais, e a graça de humilhar-me e sujeitar-me a todos de bom coração por amor de vós (Opusc., III, 122).