05º Grau da SCOOIB
INSTRUÇÃO
Cada Grau traz lições valiosas e específicas. Tire um tempo para ler, refletir e meditar nelas. Se puder, compartilhe o que você entendeu com os demais membros no nosso Grupo.
AQUISIÇÃO DO DIPLOMA
Estando quite com a sua mensalidade, entre em contato conosco através do Whatsapp (21) 97437-7896 e adquira o Diploma para angariarmos fundos para a caridade.
ESTUDO
1. Nas Sagradas Escrituras devemos buscar a verdade, e não a eloquência. Todo livro sagrado deve ser lido com o mesmo espírito que o ditou. Nas Escrituras devemos antes buscar nosso proveito que a sutileza da linguagem. Tão grata nos deve ser a leitura dos livros simples e piedosos, como a dos sublimes e profundos. Não te mova a autoridade do escritor, se é ou não de grandes conhecimentos literários; ao contrário, lê com puro amor a verdade. Não procures saber quem o disse, mas considera o que se diz.
2. Os homens passam, mas a verdade do Senhor permanece eternamente (Sl 116,2). De vários modos nos fala Deus, sem acepção de pessoas. A nossa curiosidade nos embaraça, muitas vezes, na leitura das Escrituras; porque queremos compreender e discutir o que se devia passar singelamente. Se queres tirar proveito, lê com humildade, simplicidade e fé, sem cuidar jamais do renome de letrado. Pergunta de boa vontade e ouve calado as palavras dos sábios; nem te desagradem as sentenças dos velhos, porque eles não falam sem razão.
REFLEXÕES
Foi o Espírito de Deus que nos deu a Escritura e é o mesmo Espírito que nos dá seu verdadeiro sentido, como coluna e apoio da verdade. Este Divino Espírito guarda e mantém sua verdade, isto é, o verdadeiro sentido de sua palavra, sempre infalível na assistência do Espírito da verdade, para encontrar devida e infalivelmente a verdade na Palavra de Deus. Quem busca a verdade desta palavra celeste fora da fé, que é sua guardiã, não a encontra jamais; e quem a quer conhecer de outra maneira que não seja pela fé, em vez da verdade, só desposará a vaidade; e em vez da evidente clareza da palavra sagrada, seguirá as ilusões desse falso anjo que se transfigura em anjo de luz (172e lettre, IX, 515).
ORAÇÃO
Meu Senhor Jesus Cristo, que, depois de vossa ressurreição, vos dignastes conviver durante quarenta dias com vossos discípulos, e lhes ensinastes os mistérios da fé, ressuscitai em mim e consolidai-me na crença de vossas divinas verdades. Amém (Opusc., III, 231).
