3º GRAU DA SCOOIB


À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO


3º GRAU DA SCOOIB

I - Bem-aventurado aquele a quem a verdade por si mesma ensina, não por figuras e vozes que passam, mas como em si é. Nossa opinião e nossos juízos muitas vezes nos enganam e pouco alcançam. De que serve a sutil especulação sobre questões misteriosas e obscuras, de cuja ignorância não seremos julgados? Grande loucura é descurarmos as coisas úteis e necessárias, entregando-nos, com avidez, às curiosas e nocivas.

II - Que se nos dá dos gêneros e das espécies dos filósofos? Aquele a quem fala o Verbo eterno se desembaraça de muitas questões. Desse Verbo único procedem todas as coisas e todas o proclamam e esse é o princípio que também nos fala (Jo 8,25). Sem ele não há entendimento nem reto juízo. Quem acha tudo neste Único, e tudo a ele refere e nele tudo vê, poderá ter o coração firme e permanecer em paz com Deus. Ó Deus de verdade, fazei-me um convosco na eterna caridade! Enfastia-me, muita vez, ler e ouvir tantas coisas; pois em vós acho tudo quanto quero e desejo. Calem-se todos os doutores, emudeçam todas as criaturas em vossa presença; falai-me vós só.

III - Quanto mais recolhido for cada um e mais simples de coração, tanto mais sublimes coisas entenderá sem esforço, porque do alto recebe a luz da inteligência. O espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honra de Deus, sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse. Que mais te impede e perturba do que os afetos imortificados do teu coração? O homem bom e piedoso ordena primeiro no seu interior as obras exteriores; nem estas o arrasam aos impulsos de alguma inclinação viciosa, senão que as submete ao arbítrio da reta razão. Que mais rude combate haverá do que procurar vencer-se a si mesmo? E este deveria ser nosso empenho: vencermo-nos a nós mesmos, tornarmo-nos cada dia mais fortes e progredirmos no bem.

REFLEXÕES DO 3º GRAU DA SCOOIB

Agostinho diz que os filósofos falaram magnificamente das virtudes, mas para desprezá-las, e dos vícios, para praticá-los, porque eram cegos; pois não há absolutamente verdadeira ciência, senão a do Espírito Santo, que ele só distribui às almas humildes.

Não vimos também nós muitos grandes teólogos que disseram maravilhas das virtudes, mas não para praticá-las; ao contrário, houve tantas pessoas que não sabiam falar das virtudes, mas que sabiam muito bem exercitar-se nelas e quem lhes havia dado este dom da ciência para discernir o bem do mal, o vício da virtude, senão o Espírito Santo? Mas, dirás, eu não sei como se deve praticar as virtudes. Coloca-te na presença do Espírito Santo, humilha-te, e ele te ensinará e te tornará sábio.

ORAÇÃO DO 3º GRAU DA SCOOIB

Neste Grau você completou a Primeira Fileira - Escudeiro / Noviço.
Será muitíssimo oportuno e igualmente salutar, que você realize uma prece simples e espontânea, valorizando os sentimentos e não as palavras.