Prestação de Contas de 2024


À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO



A Creche Nosso Lar (CNL) foi fundada no bairro de Anchieta, Rio de Janeiro, Brasil. Ela surgiu como uma resposta à crescente desigualdade que despontava nos anos 1990 a partir de uma grande migração de pessoas em situação de vulnerabilidade. As necessidades desses grupos eram inúmeras, e por isso, o Grupo Espírita Preito a Jesus (Instituição com 105 anos de existência), atuou na tentativa de mitigá-las, colaborando para a melhoria das condições de habitação e alimentação, mas o problema continuava.

A partir dessa realidade desafiadora, um dos integrantes do grupo, Célio Cairo Borges, teve então a ideia de fundar uma creche. A atenção agora seria efetiva e de longo prazo, cuidando de quem mais sofria; garantindo o acolhimento das crianças, além de permitir que suas mães pudessem trabalhar. 

A Creche Nosso Lar nascia, então, em 26 de setembro de 1993, construída no terreno cedido por esse grupo. O atendimento às crianças começou em 1995, com 11 crianças e contando somente com voluntários. A Creche cresceu, profissionalizou seu corpo pedagógico e em 1997 contou com sua primeira expansão, passando a atender crianças até a faixa de 7 anos de idade. Anos depois, com a Reforma do Ensino (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano), em função da grande demanda, a Creche priorizou o atendimento a crianças na faixa etária de 1 a 4 anos (berçário e maternal I e II).

Conectada com as propostas pedagógicas atuais, a Creche Nosso Lar (CNL) busca uma prática que coloque a criança no centro das discussões, levando em consideração a sua realidade. Promovemos os estímulos adequados às idades, Música e Artes Plásticas a partir da Pedagogia de Projetos  e da ideia da criança brincante.

Além disso, a CNL também vem buscando atender a comunidade de outras formas, sempre a partir da educação, e por isso passou a oferecer cursos gratuitos para crianças e adolescentes em sistema de contraturno, iniciando o curso de Teatro em 2022. 

Por isso, hoje a CNL é mais que um espaço de educação infantil, oferecemos um caminho para atender o seu propósito inicial: vencer a desigualdade a partir da educação e do investimento na criança.

A Associação Espírita Tereza de Jesus, tem seu início no ano de 1956. Naquela época um grupo de amigos, promoviam campanhas junto à comunidade, visando a arrecadação de alimentos, para que aos primeiros domingos de cada mês, se distribuísse uma cesta básica para 30 idosos carentes. Nesta mesma época aquele grupo passava a denominar-se: Associação de Amparo aos Velhinhos de Zulma, em homenagem aos pais de Zulma que houvera falecido e que trabalhara em prol dos idosos carentes e desamparados. A associação foi fundada na residência dos pais de Zulma situada à rua General Gaspar Dutra n. 500 no bairro do Estreito em Florianópolis/SC.

Quando da fundação da Associação, idealizou-se a construção de um lar para abrigar idosos desamparados. Foi então, que aos 18 dias do mês de janeiro do ano de 1959, lançou-se a pedra fundamental da construção. O trabalho de construção do Lar dos Velhinhos de Zulma traduziu-se em esforço, renúncia e resignação daqueles que com coragem empreenderam tão árdua tarefa.

Diversas campanhas foram então organizadas, quando algumas senhoras, batiam de porta em porta, percorrendo as ruas em busca de donativos para a construção do Lar. Finalmente, após 8 anos de trabalho incessante, inaugurou-se no ano de 1967 o Lar dos Velhinhos de Zulma, com sede localizada na Avenida Irineu Bornhausen, N. 119, Campinas, São José - SC. 

O Objetivo que norteia as atividades desenvolvidas pela Associação Espírita Tereza de Jesus, tem sido desde sua fundação, o de proporcionar uma vida digna aos idosos carentes que chegam às portas do Lar dos Velhinhos de Zulma em busca de abrigo, de oferecer conforto e bem-estar em uma instituição asilar, proporcionando atividades recreativas, de assistência médica, alimentação adequada e sobretudo amor - que é a base fundamental de qualquer trabalho assistencial -, de divulgar e promover a Doutrina Espírita, essência para a educação da alma, em um educandário de amor denominado Centro Espírita Tereza de Jesus (filiado à FEC), que recebe, semanalmente, cerca de 700 pessoas, que buscam no conforto da Doutrina Espírita, a luz para o seu caminhar. 

O Lar Moisés iniciou suas atividades em 1979. Porém, se tornou uma instituição formal somente em 1994, quando passou a ser chamada de Associação Lar Moisés. A ideia de fundar a entidade surgiu da necessidade de existir um abrigo para os filhos de mulheres dependentes químicas, que precisavam receber tratamento em casas de recuperação e não tinham onde deixar suas crianças. O que começou como uma simples ajuda acabou adquirindo um propósito maior e foi, aos poucos, se transformando no Lar Moisés que é hoje. Atualmente, tem capacidade para atender até 20 crianças de até 12 anos, que são encaminhadas por órgãos competentes ligados à Vara de Infância e da Juventude. Endereço: bairro Cajuru, Curitiba - PR.

Há mais de 80 anos, em 03 de junho de 1940, foi criado em Vitória - ES, a Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, uma Entidade Civil, beneficente e sem fins lucrativos, revestida de personalidade jurídica de direito privado que tem o seu Estatuto adequado ao novo Código Civil (lei nº 10460). A Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, que também é conhecida como Asilo dos Velhos de Vitória, tem como objetivo principal, tomar a seu cargo a proteção, assistência moral e material à velhice necessitada, socorrendo-a, asilando-a e promovendo recursos indispensáveis ao seu bem estar. Endereço: R. Anselmo Serrate, 250 - Monte Belo, Vitória - ES / Telefone: (27) 3323-6138.

O Abrigo Lar Cristão acolhe crianças de até 6 anos de idade, de ambos os sexos, do município de Belo Horizonte - MG,  encaminhadas à Instituição pelos Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e da Juventude e Promotoria da Infância e Juventude. O acolhimento ocorre devido a graves situações de risco, como o abandono e outros, que ameaçam e/ou violam os direitos fundamentais das crianças. As crianças acolhidas ficam provisoriamente sob o cuidado e proteção do Abrigo, enquanto viabiliza-se o retorno à família de origem ou encaminhamento à família substituta, aguardando a determinação judicial para definição da situação de cada criança.  Atualmente, tem capacidade de atendimento para até 45 crianças, em 03 unidades localizadas no mesmo complexo de acolhimento, sendo elas CASA GÊNESIS, CASA EMANUEL e CASA HOSANA. Cada unidade com capacidade de acolher até 15 crianças. Endereço: Rua Luiz Antônio de Morais, 185 - Braúnas, Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3447-6565.

O Instituto Velho Amigo trabalha há mais de 21 anos pela longevidade saudável, assegurando direitos essenciais dos idosos, como autonomia, inclusão, convivência, saúde e bem-estar. Se trata de uma organização sem fins lucrativos, apartidária e laica que em sua caminhada já beneficiou mais de 15.000 idosos por meio de programas de assistência junto a instituições de longa permanência parceiras. Hoje são 22 instituições assistidas e mais de 1.000 beneficiados por mês por meio do Programa Revitaliza. No Núcleo de Convivência Heliópolis, mais de 200 vagas para programas de inclusão social e intergeracional. Sem falar nos muitos mutirões de saúde, oftalmológicos, odontológicos e também de beleza e para garantir autoestima e uma vida plena. Além de tudo isso, o Instituto Velho Amigo tem como propósito contribuir para a garantia dos direitos da pessoa idosa, fomentando a cultura da inclusão do idoso e inspirando a construção de uma sociedade mais empática, sensível e consciente sobre a causa do envelhecimento saudável. Apoie. Respeite. Valorize / Velho é o seu preconceito. Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385/2301 - Ipiranga, São Paulo - SP / Telefone: (11) 3071-4040.

O Instituto Conselheiro Macedo Soares foi fundado em 18 de agosto de 1938. Atende atualmente 80 meninas de 04 a 11 anos, moradoras do Complexo do Lins que é formado por 13 comunidades na ciadade do Rio de Janeiro - RJ. As meninas têm aula de Teatro, Capoeira, Ecologia, onde os voluntários aplicam tais atividades e ainda: fonoaudióloga e psicóloga (estendido a familiares), totalmente gratuito. Endereço: R. Aquidabã, 540 - Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro - RJ / Telefone: (21) 2269-0597.