8º GRAU DA SCOOIB
À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO
8º GRAU DA SCOOIB
I - Não abras teu coração a qualquer homem, mas trata de teus negócios com o sábio e temente a Deus. Com moços e estranhos conversa pouco. Não lisonjeies os ricos, nem busques aparecer muito na presença dos potentados. Busca a companhia dos humildes e simples, dos devotos e morigerados, e trata com eles de assuntos edificantes. Não tenhas familiaridade com qualquer mulher; mas, em geral, encomenda a Deus todas as que são virtuosas. Procura intimidade com Deus apenas, e seus anjos, e foge de seres conhecido dos homens.
II - Caridade se deve ter para com todos; mas não convém ter com todos familiaridade. Sucede, frequentemente, gozar de boa reputação pessoa desconhecida que, na sua presença, desagrada aos olhos dos que a veem. Julgamos, às vezes, agradar aos outros com a nossa intimidade, mas antes os aborrecemos com os defeitos que em nós vão descobrindo.
REFLEXÕES DO 8º GRAU DA SCOOIB
Minha conversa será para poucos, bons e honrados, mesmo porque é difícil sair-se bem com muitos.
ORAÇÃO DO 8º GRAU DA SCOOIB
Meu Senhor Jesus Cristo, que permitistes ser negado três vezes na casa de Caifás, pelo príncipe dos apóstolos, preservai-me das más companhias, a fim de que o pecado jamais me separe de vós. Assim seja!