MANUSCRITO DE FUNDAÇÃO


À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO


Desde sua juventude, Raphael S. Borges, fundador da SCOOIB, foi marcado pelo ardente desejo de servir à humanidade. Participou de inúmeros grupos de cunho filantrópico, acreditando na força da união para transformar o mundo. Porém, em 2024, sua fé foi testada de maneira implacável.


Ao se deparar com uma ação fraudulenta, clara e irrefutável, praticada por um membro do “alto escalão” de uma dessas instituições, Raphael não hesitou. Munido da prova em mãos, ousou denunciar o malfeito diante dos órgãos competentes, mesmo sabendo que tal ato poderia custar-lhe caro. E assim foi: enfrentou perseguição política, difamações e a rejeição por parte de três membros do "alto escalão", que deveriam zelar pela justiça. Foi ameaçado e praticamente expulso da instituição por ter ousado erguer a voz contra a corrupção que manchava o ideal de fraternidade.


Mas das cinzas da injustiça nasce a chama da renovação. Ao invés de recuar, Raphael se fortaleceu. Desligou-se definitivamente daquele grupo e lançou a semente de uma nova ordem, íntegra, transparente e acessível a todos. Nascia então a ideia de uma simples “vaquinha”: cada benfeitor contribuiria com apenas R$ 10,00 mensais, valores que seriam destinados integralmente à filantropia, sempre com prestação de contas cristalina.

No início, eram poucos. Poucos corações dispostos a acreditar. Poucos braços prontos a doar. Mas mesmo assim, Raphael seguiu firme, sendo o maior doador e garantindo que, todos os meses, R$ 250,00 chegassem aos mais necessitados.

Foi nesse instante que a centelha se tornou chama. Raphael percebeu que aquela pequena “vaquinha” precisava de um nome, de uma identidade, de um símbolo. Assim nasceu a Sublime Classe da Ordem Opus Ipsum do Brasil – SCOOIB. E com ela, não apenas um título, mas uma tradição: Rituais, Indumentárias, Selos e Condecorações sob inspiração do legado simbólico dos Templários e no princípio terapêutico da auto lapidação da alma e do caráter.

Com determinação inquebrantável, Raphael alinhavou o reconhecimento oficial da SCOOIB:

Reconhecimento e homologação outorgados por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, junto à Secretaria Especial da Receita Federal, sob o número: 56.147.406/0001-56, tendo Raphael S. Borges, como sócio administrador.

Inscrição Municipal, sob o número: 1539514-1 e Alvará de Licença, outorgados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda.

Reconhecimento e homologação outorgados por meio do Certificado de Registro de Marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.

Atividade principal, atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, inscrita sob o número de CNAE: 8690901.egistro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica junto à Receita Federal,

O que nascera pequeno, cresceu, ultrapassando fronteiras e levando a chama da filantropia para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (mais conhecido pela sigla em inglês UNICEF e originalmente chamado de Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas) que é uma agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários e de desenvolvimento e ajuda a crianças em todo o mundo.

Com presença em 192 países e territórios. As atividades do UNICEF incluem o fornecimento de imunizações e prevenção de doenças, administração de tratamento para crianças e mães com HIV, melhoria da nutrição infantil e materna, melhoria do saneamento, promoção da educação e fornecimento de ajuda de emergência em resposta a desastres.

Hoje, a SCOOIB não é apenas um voluntariado: é um chamado épico. Um movimento de homens e mulheres dispostos a erguer uma sociedade fraterna, onde amizade, respeito e filantropia são as pedras angulares de um futuro mais justo.


De uma denúncia solitária contra a corrupção, nasceu uma Ordem.
De uma pequena doação, nasceu uma fraternidade.
De um ideal de justiça, nasceu a SCOOIB.