17º GRAU DA SCOOIB
À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO
17º GRAU DA SCOOIB
I - Aprende a abnegar-te em muitas coisas, se queres ter paz e concórdia com os outros. Não é pouco habitar em convívio com seus Irmãos de Ordem, viver ali sem queixas e perseverar fielmente até à morte. Bem-aventurado é aquele que aí vive bem e termina a vida com um fim abençoado! Se queres permanecer firme e fazer progressos, considera-te como desterrado e peregrino sobre a terra.
II - São o aperfeiçoamento dos costumes e a perfeita mortificação das paixões que fazem o verdadeiro membro. Quem outra coisa procura senão a Deus só e a salvação de sua alma, só achará tribulações e
angústias. Não pode ficar por muito tempo em paz quem não procura ser o menor e o mais submisso de todos.
III - Para servir vieste, não para mandar; lembra-te que foste chamado para trabalhar e sofrer, e não para folgar e conversar. Aqui, pois, se provam os homens, à semelhança do ouro da fornalha. Aqui, ninguém perseverará, se não quiser humilhar-se, de todo o coração, por amor de Deus.
REFLEXÕES DO 17º GRAU DA SCOOIB
Nossa única pretensão deve ser unir-nos a Deus, como Jesus Cristo se uniu a Deus, seu Pai, morrendo na cruz; porque não se trata absolutamente de falar desta união geral que se faz pelo batismo, onde os cristãos se unem a Deus recebendo este divino sacramento, obrigando-se a guardar seus mandamentos, exercitar-se nas boas obras, praticar as virtudes da fé, esperança e caridade, e por conseguinte podem pretender ao paraíso. É preciso saber como, e o que é ser membro da SCOOIB: é estar ligado a Deus pela contínua mortificação de nós mesmos, e não viver senão para Deus; nosso próprio coração servindo sempre à sua divina majestade; nossos olhos, nossa língua, nossas mãos e todo o resto servindo-o continuamente... E porque nós não poderíamos chegar a isto a não ser por uma contínua prática de mortificação de todas as nossas paixões e inclinações mundanas, somos obrigados a velar continuamente sobre nós mesmos, a fim de fazer morrer tudo que é profano.
ORAÇÃO DO 17º GRAU DA SCOOIB
Sim, Senhor Jesus, fazei de nosso coração tudo o que for do vosso agrado, pois não queremos parte nem porção nele; mas vos consagramos e sacrificamos para sempre. Assim seja!