13° GRAU DA SCOOIB
À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO
13º GRAU DA SCOOIB
I - Enquanto vivemos neste mundo, não podemos estar sem trabalhos e tentações. Por isso lemos no livro de Jó (7,1): É um combate a vida do homem sobre a terra. Cada qual, pois, deve estar acautelado contra as tentações, mediante a vigilância e a oração, para não dar atenção às ilusões do demônio, que
nunca dorme, mas anda por toda parte em busca de quem possa devorar (1Pd 5,8). Ninguém há tão perfeito e santo, que não tenha, às vezes, tentações, e não podemos ser delas totalmente isentos.
II - O princípio de todas as más tentações é a inconstância do espírito e a pouca confiança em Deus; pois, assim como as ondas lançam de uma parte a outra o navio sem leme, assim as tentações combatem o homem descuidado e inconstante em seus propósitos. O ferro é provado pelo fogo, e o justo pela tentação.
III - Por isso não devemos desesperar, quando somos tentados; mas até, com maior fervor, pedir a Deus que se digne ajudar-nos em toda provação, pois que, no dizer do Apóstolo Paulo, nos dará graça suficiente na tentação para que a possamos vencer (1Cor 10,13). Humilhemos, portanto, nossas almas, debaixo da mão de Deus, em qualquer tentação e tribulação porque ele há de salvar e engrandecer os que são humildes de coração.
REFLEXÕES DO 13º GRAU DA SCOOIB
Grandes tentações jamais são permitidas por Deus, a não ser para aquelas almas que ele quer elevar a seu puro e maior amor.
ORAÇÃO DO 13º GRAU DA SCOOIB
Pai Eterno, ofereço à vossa honra e glória, e para a minha salvação e a salvação de todo o mundo, aqueles quarenta dias e quarenta noites que vosso Filho jejuou no deserto; aquela fome e sede que lá ele sofreu; seu desconforto de dormir sobre a terra nua na companhia dos animais selvagens; aqueles suspiros que ele lançou do fundo do coração, e aquelas lágrimas que seus olhos puros derramaram; aquelas fervorosíssimas orações que ele vos fez pela salvação do mundo, e aquelas importunas e deploráveis tentações do demônio que ele teve de suportar. Por tudo isto eu vos agradeço, amo e bendigo infinitamente, pedindo-vos pela mortificação de minhas paixões. Assim seja!