10º GRAU DA SCOOIB


À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO


10º GRAU DA SCOOIB

I - Evite desabafar com os insensatos, porque muito nos perturbam os negócios mundanos deles; pois bem depressa somos manchados e cativos da vaidade. Quisera eu ter calado muitas vezes e não ter desabafado sobre a minha vida com pessoas insensatas. Por que razão, porém, nos atraem falas e conversas, se raras vezes voltamos ao silêncio sem dano da consciência? Gostamos tanto de falar, porque pretendemos, com essas conversações, ser consolados uns pelos outros e desejamos aliviar o coração fatigado por preocupações diversas. E ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar, ora nas coisas que muito amamos e desejamos, ora nas que nos contrariam.

II - Mas muitas vezes é em vão e sem proveito, pois essa consolação exterior é muito prejudicial à consolação interior e divina. Cumpre, portanto, vigiar e orar, para que não passe o tempo ociosamente. Se for lícito e oportuno falar, seja de coisas edificantes. O mau costume e o descuido do nosso progresso espiritual concorrem muito para o desenfreamento de nossa língua. Ajudam muito, porém, ao aproveitamento espiritual os devotos colóquios sobre coisas espirituais, mormente quando se associam em Deus pessoas que pensam e sentem do mesmo modo.

REFLEXÕES DO 10º GRAU DA SCOOIB

O falar pouco, tão recomendado pelos antigos sábios, não deve ser entendido como dizer poucas palavras, mas como não dizer tantas palavras inúteis; pois, em matéria de falar, o que conta não é a quantidade, mas a qualidade. E me parece que se deve fugir destes dois extremos, porque de tanto mostrar-se entendedor e rígido, recusando contribuir nos assuntos e resoluções familiares que são tratados em conversas, parece que há falta de confiança ou alguma espécie de desdém; também tagarelar e adular sempre, sem dar oportunidade nem comodidade aos outros, falar à medida de seus desejos, isto denuncia uma pessoa leviana e superficial.

ORAÇÃO DO 10º GRAU DA SCOOIB

Meu Senhor Jesus Cristo, que, estando na presença de Herodes, sofrestes as falsas acusações sem responder uma só palavra, dai-me força para suportar corajosamente as injúrias dos caluniadores. Assim seja!