4º GRAU DA SCOOIB
4º GRAU DA SCOOIB
I - Não se há de dar crédito a toda palavra nem a qualquer impressão, mas cautelosa e naturalmente se deve, diante de Deus, ponderar as coisas. Não devemos facilmente acreditar e dizer dos outros. As almas perfeitas não creem levianamente em qualquer coisa que se lhes conta, pois conhecem a fraqueza humana inclinada ao mal e sabem que é fácil pecar por palavras.
II - Grande sabedoria é não ser precipitado nas ações, nem aferrado obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não acreditar em tudo que nos dizem, nem comunicar logo a outros o que ouvimos ou suspeitamos. A vida virtuosa faz o homem sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas. Quanto mais humilde for cada um em si e mais sujeito a Deus, tanto mais prudente será e calmo em tudo.
REFLEXÕES DO 4º GRAU DA SCOOIB
Queres, com plena consciência, encaminhar-te à devoção? Busque a Deus para te guiar e te conduzir... Ele é cheio de caridade e de prudência... Trata com Deus de coração aberto, com toda sinceridade e fidelidade, manifestando-lhe claramente teu bem e teu mal, sem fingimento nem dissimulação e teu mal será corrigido e remediado. Com isso serás aliviado e fortificado em tuas aflições, moderado e regulado em tuas consolações.
ORAÇÃO DO 4º GRAU DA SCOOIB
Meu Senhor Jesus Cristo, que quisestes ser despojado de vossas vestes e cruelmente açoitado por minha salvação, concedei-me a graça de descarregar-me dos pecados, a fim de não aparecer diante de vossos olhos despojado das virtudes cristãs. Assim seja!