1º GRAU DA SCOOIB


À GLÓRIA DE DEUS TODO-PODEROSO


1º GRAU DA SCOOIB

I - Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos ser iluminados e livres de toda cegueira do coração. Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.

II - A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido. Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o Espírito de Cristo. Quem quiser compreender e
saborear plenamente as palavras de Cristo, é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida.

III - Que te aproveita discutires sabiamente sobre a Santíssima Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma, a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade (Ecl 1,2), senão amar a Deus e só a ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus.

REFLEXÕES DO 1º GRAU DA SCOOIB

Contemplando muitas vezes Nosso Senhor pela meditação, toda a tua alma se encherá dele, aprenderás suas atitudes e conformarás tuas ações ao modelo das suas. Ele é a luz do mundo: portanto é nele, por ele e para ele que devemos ser esclarecidos e iluminados. Ele é a árvore do desejo, à sombra da qual devemos refrescar-nos; é a fonte viva de Jacó para lavar todas as nossas manchas.

Enfim, as crianças, de tanto ouvir suas mães falar e balbuciar com elas, aprendem a falar sua linguagem, e nós, permanecendo perto do Salvador pela meditação, e observando suas palavras, suas ações e seus afetos, aprendemos, por meio de sua graça, a falar, fazer e querer como ele... O Salvador deve ser meditado, considerado e buscado em todas as nossas orações e ações.

ORAÇÃO DO 1º GRAU DA SCOOIB

Meu Senhor Jesus Cristo, amabilíssimo pai de minha alma, eu vos peço perdão, de todo o meu coração, pelo pouco amor, temor, reverência e obediência que tenho tido por vós até o presente. Eu vos peço a graça de amar-vos e temer- vos no futuro, com um amor e temor filial e reverencial, com perfeita obediência aos vossos mandamentos e inspirações interiores, e a tudo o que meu estado me obriga; e de imitar-vos virilmente em vossas santas virtudes; e ainda de ser perfeitamente resignado em todas as coisas à vossa divina vontade e bel-prazer eterno. Assim seja!